A estrutura do Bumba-Meu-Boi é feita de que?

quinta-feira, 17 de março de 2011

A dança do bumba meu boi - Ana Carolina nº1 - 7B

imagem ilustrativa do bumba meu boi

Fantasia do boi garantido
sta lenda esta ligada a sátira, a comédîa a tragédia e o drama, e
demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a
força bruta de um boi. Esta lenda se originou da lenda de Catarina e
Pai francisco de orîgem nordestina, que sofre uma adaptaçâo à
realidade amazônica. Desta forma  respeita o boi livre e nativo da
floresta Amazônica bem como a alegria e força das festas coletivas
indígenas.

A festa do Bumba-meu-Boi foi criada no nordeste do país no
Estado do Piauí, porque é a região onde hoje se situa o Piauí que
começou a ser povoada por va queiros que vinham da Bahia em
busca de novas pastagens para o gado. Ainda hoje a figura do
vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense, além de ser
um personagem típico no estado. mas foi no Estado do Maranhão
que o Bumba-meu-Boi foi mais popularizado e exportado para o
Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, visitado
anualmente por milhares de turistas que văo para conhecer o
famoso festîval Folclórico de Parintins , realizado desde 1913.

Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos,
formas de apresentaçào, indumentárias , personagens, instrumentos
e temas diferentes. Desta forma enquanto no Maranhâo, Rio
Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba-meu-boi, no
Pará e Amazonas é boi-bumbá ou pavulagem ; em Pernambuco é
boi-calemba ou bumbá; no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-
zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário e
mulinha-de-ouro, no Paraná, em Santa Catarin a, é boi-de-mourăo
ou boi-de-mamào; em minas Gerais , Rio de Janeiro, Cabo Frio e
Macaé (em Macaé há o famoso boi do Sadi) é bumba ou folguedo-
do-boi; no Espírito Santo é boi-de-reis; no Rio Grande do Sul é
bumba_boizinho, ou boî-mamão; em Sào Paulo é boi-de-Jacá e
dança-do-boi .

Nenhum comentário:

Postar um comentário