A estrutura do Bumba-Meu-Boi é feita de que?

quinta-feira, 10 de março de 2011

Trajes/fantasias do Bumba-Meu-Boi Carolina nº8 7b

A pessoa que veste a fantasia do Bumba-Meu-Boi é chamado de ''miolo de boi'' e seus trajes variam muito de uma festa para outra. Alguns abusam de paetês (bordados) , miçangas e lantejoulas.Outros preferem os paetês com menos brilho e mais cores.
Uma das coisas que também usam são as máscaras. Em um Boi de Natal, os figurantes usam máscaras de bode carregada (carvão ou farinha)que se assemelha à máscara.
O Bumba-Meu-Boi é feito de uma estrutura de madeira em forma de touro, coberta por um tecido bordado ou pintado. Nessa estrutura, prende-se uma saia colorida, para esconder a pessoa que fica dentro o "miolo do boi". Às vezes, há também as burrinhas, feitas de maneira semelhante ao boi, porém menores, e que ficam penduradas por tiras, como suspensórios, nos ombros dos brincantes.
Todos os personagens são representados de maneira alegórica, com roupas muito coloridas e coreografias.
Na história do Bumba-Meu-Boi, eles representam seu sangue com o vinho e no final da história as roupas são coloridas para mostrar um final feliz. O ''couro'' que envolvia a armação de madeira é retirado. No próximo ano, eles farão outro "couro" bordado, para mais uma festa do Bumba-Meu-Boi.



Bibliografia:

http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/perrgunta 286070.shtml
http://blog.teatrodope.com.br/2007/08/07/bumba-meu-boi/
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/bumba.htm



Marchinha Folia

Sexta começa a festa
Na avenida e no salão

O batuque não para
E a baiana se requebrando até o chão

5 dias de alegria
5 noites de folia

Aqui e na China é
Diversão todo dia (x2)

4 comentários: